Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

A migração dos africanos

Trezentos e quarenta e dois imigrantes clandestinos chegaram nesta quinta de barco à ilha de Lampedusa, na Itália. O grupo é originário do norte da África.

Tanger. Como os marroquinos mesmo dizem, a cidade que fica na esquina do Atlântico com o Meditarrâneo. Por entre as ruas estreitas do centro antigo, está a ponta final de um dos grandes problemas da África.

A Espanha está logo ali, do outro lado do Meditarrâneo, a apenas 14 quilômetros. Essa proximidade com a Europa faz de Tanger, no Marrocos, um pólo de imigração de todo o continente.

É difícil encontrar quem queira falar, admitir que está no país para tentar a travessia. Conhecemos dois imigrantes de Guiné, país do lado ocidental da África, que teve um golpe de estado no fim do ano passado. Estão há três semanas em Tanger.

"Qualquer um que vê um negro no Marrocos pensa que vamos para a Europa", diz Apla, de 22 anos. "Nos param na rua e falam, temos um barco, um carro, um esquema, podemos te levar para lá".

Numa dessas ofertas, a dupla caiu num golpe e acabou perdendo o dinheiro economizado para a travessia. Normalmente, cobra-se o equivalente a R$ 2 mil para levar um imigrante ilegalmente até a Europa.

Muitos tentam ir de carro mesmo. A 50 quilômetros de Tanger, fica Ceuta, um enclave espanhol dentro do Marrocos. Território europeu, um pequeno pedaço de terra que virou o Eldorado para muitos africanos.

Aqui não é o único lugar. Há outras rotas. Do sul do Marrocos até as Ilhas Canárias, também território espanhol, ou do litoral da Tunísia ou da Líbia até a Itália.

Há duas semanas, 200 pessoas morreram tentando chegar a Lampedusa, uma ilha italiana. "Sabemos que é perigoso. Conhecemos pessoas que foram presas. Antes do barco partir, na areia apareceu um helicóptero da polícia", diz outro imigrante de Guiné.

Só no ano passado, 15 mil africanos chegaram ilegalmente à Itália e 31 mil à Espanha. O que leva a esse sacrifício tem várias razões. A primeira delas, a pobreza. Segundo as Nações Unidas, os 20 piores países para se viver no mundo são africanos.

O continente é onde há o maior número de casos de AIDS. Em alguns países, como a África do Sul, de cada 100 pessoas, 18 tem o vírus HIV. Além da pobreza, o grande número de conflitos é o maior causador do fluxo de imigrantes.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


O Sudão é a nação-símbolo desses problemas. A religião foi a principal causa de uma guerra civil que dizimou dois milhões de pessoas.

Muitos conflitos tiveram origem étnica. Cidadãos do mesmo país, mas de tribos de diferentes. O que provocou um dos capítulos mais dramáticos da África, o Genocídio de Ruanda, há 15 anos: 1 milhão de mortos.

A instabilidade está ainda em muitos países, como a República Democrática do Congo. Na Somália, um país sem governo, ameaçado por piratas que atacam embarcações comerciais de outros países que passam pelo litoral somali.

São nove milhões de refugiados na África. Entre viver num campo e arriscar uma fuga para uma nova vida, milhares ficaram e ficam com a segunda opção.

A Europa colonizou a África até a primeira metade do século XX. Agora, vem recebendo a conta. E ela é numerosa e difícil de ser paga.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2009/05/noticia5313/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Ferreira
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Bispo Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo César Augusto
Pastor Geziel Gomes
Pastor Benny Hinn
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Márcio Valadão

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Banda Oficina G3
Cantora Nivea Soares
Cantora Damares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Karen Martins
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Andrea Fontes